Estilos Brasileiros de Cerveja
A história da Catharina Sour começou em 2015, em Santa Catarina, entre os produtores caseiros que começaram a fazer versões baseadas no estilo Berliner Weisse com o sabor de frutas como diferencial. Em 2016, por meio da Associação Catarinense das Cervejas Artesanais (Acasc), organizaram um workshop que contou com a participação de mais de 20 cervejarias, que passaram a produzir a Catharina Sour profissionalmente.
Desde então, deixou de ser uma simples promessa para se consolidar como o primeiro estilo de cerveja brasileiro e se tornar motivo de orgulho para toda comunidade cervejeira nacional.
O nome “Catharina” vem do estado de Santa Catarina, mais uma marca que identifica a origem do estilo brasileiro. Hoje em dia, outras cervejarias, inclusive de fora do estado de Santa Catarina, já fabricam cervejas deste estilo.
A Catharina Sour é uma cerveja de trigo, ácida, leve, de alta fermentação, baixo amargor, que tem no sabor de fruta e condimentos seu diferencial. O amargor é bem baixo mesmo, a acidez que é a marca principal deste estilo. Harmoniza muito bem com pratos que levam peixe e que precisam de acidez, como peixe empanado e ceviche. Vale lembrar que a harmonização vai depender da fruta usada. Se for uma fruta muito proeminente, pode “adocicar” demais o sabor do prato, criando um contraste que pode desagradar.
A Catharina Sour vai bem também com alguns queijos, que naturalmente aceitam bem a adição de frutas. O queijo brie, por exemplo, acompanha muito bem esse estilo.
Gostou de saber mais sobre este estilo? Quer uma dica para envasar com qualidade sua cerveja, envase em Topkeg e venha ser top.
Recommended Posts
Afinal, o que é a cerveja verde?
24 de agosto de 2022
Lúpulo, o que é?
17 de agosto de 2022
Faça sua Cerveja em Casa!
25 de julho de 2022